sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Resenha - O Rei do Ferro




O REI DO FERRO
Autora: Julie Kagawa
Editora: Underworld
N° de páginas: 352

Meghan Chase é uma adolescente que não mora na cidade e tem uma mãe e um padrasto avessos a tecnologia, inclusive de coisas tão básicas na existência de um adolescente "normal" quanto um celular e uma internet decente. Com o pai misteriosamente desaparecido, Meghan sente como se as pessoas esquecessem da sua existência e a ignorassem, como acontece no colégio e até mesmo em casa, em relação ao seu padrasto. Os únicos que a fazem feliz são Ethan, seu fofíssimo irmão caçula de quatro anos e Robbie, seu melhor amigo.
Ao completar 16 anos, Meghan tem estranhas visões e Ethan passa a se comportar de forma diferente, com uma crueldade e ferocidade que não eram dele. É então que seu amigo Robbie revela que o seu irmão foi sequestrado por fadas e uma cópia foi colocada em seu lugar. E para maior surpresa dela, Robbie revela que é Puck, bobo da corte do rei Oberon, no mundo das fadas, em Nevernever e que esteve ao lado dela esse tempo para protegê-la.
E aí que a garota mergulha num mundo feroz, fascinante e perigoso para resgatar seu irmão. É lá que descobre que o rei Oberon é seu pai, o que a coloca em um jogo de interesses, especialmente com a Corte do Inverno e o seu príncipe, de quem Meghan não sabe se deve fugir ou se apaixonar.

Ufa! Sinopse meio comprida, mas é mais ou menos isso aí. O livro chega aos poucos no mundo das fadas, preparando o terreno, mostrando a vida e o sofrimento de Meghan no colégio e sua relação com Robbie ( Que poderia ter sido melhor mostrada, com mais memórias de amizade). O changeling que ocupa o lugar de Ethan é assustador e essas primeiras partes são bem sombrias. Não que Nevernever não seja. A mitologia das fadas é bem colocada, mostrando o lado traiçoeiro da maioria delas e dos outros seres desse mundo, que traz mais perigo do qualquer outra coisa. Confesso que a jornada de Meghan e Puck ao rei Oberon me deixou impaciente: muitas desventuras, muita ingenuidade da moça e até aquele momento a falta de algo marcante nos personagens.

Puck, que é o mesmo personagem de Shakespeare em Sonho de uma Noite de Verão( Que inspirou muita a gente a escrever sobre o reino das fadas), é esperto, brincalhão e desafiador, algo que só foi se tornando mais marcante (Para mim, pelo menos) do meio do livro em diante. Acho que faltou mostrar a audácia dele como Robbie, no colégio.

O personagem mais interessante mesmo é o gato( sim, um gato falante, como o Cheshire de Alice) Grimalkim, misterioso, esperto, sarcástico, do mesmo jeito que se imagina que um gato seja se ele pudesse falar. Nunca se sabe se ele está lá pelo acordo com Meghan ou por amizade mesmo (No final, talvez, fique mais evidente).

Mas o destaque mesmo vai para Ash, que está ali para ser o alvo da paixão de Meghan, mesmo sendo o príncipe do Inverno e esteja ali para usá-la como trunfo na sua Corte. Misterioso, excelente lutador e poderoso, ele acredita em levar a moça para a Corte do Inverno, que é rival da Corte do rei Oberon. Claro que com o acordo que faz com Meghan tende a mudá-lo um pouco... mas sem spoilers!

A personagem principal é cabeça dura, age sem pensar, faz acordos com Deus e o mundo (algo perigoso no nosso mundo, imagine no mundo das fadas), é teimosa, desafia alguns seres poderosos (vide a ciumenta rainha Titania) e se apaixona por Ash assim, do nada. Mas é algo cada vez mais comum as autoras de livros YA( Young Adults) ou até mesmo infanto-juvenis, colocarem a mocinha para ser um pouco irritante ( vide a coleção Hush Hush e os Instrumentos Mortais).

Afora isso, o livro é cativante, bastante rico em conteúdo, mostra que a autora planeja bem os passos dos personagens e apesar de bem descritivo, deixa uma sensação de como se realmente estivéssemos lá. A passagem no reino do ferro deixa uma sensação angustiante e torturante e o breve vislumbre da Corte do Inverno deixa qualquer um encantado, quase sentindo o gelo.

O final dá aquela abertura pro segundo, mas nada que já não fosse esperado, ainda assim, dá pra aguçar a curiosidade.

Esse era um livro que figurava na minha lista desde o ano passado, mas só agora eu li. Deixei ficar próximo também da continuação, A Filha do Ferro.É um livro bom que só tende a melhorar nos próximos, uma vez que todos estamos familiarizados com o mundo selvagem e os personagens cínicos e interesseiros de Nevernever.

P.S: O rei Oberon e a rainha Titania também estão no livro do Shakespeare.

P.S ²: Muitas passagens não foram explicadas. A presença de Ash no mundo humano no começo do livro, por exemplo.

P.S ³: Nojo infinito de muitos seres que são personagens adoráveis em livros infantis e aparecem completamente repugnantes nessa história mais realista com o folclore.

1 comentários:

Lu disse...

oie. ^^
estou doida para ler esse livro. Ainda compro ele esse ano. A história parece ser muito boa e quero conferir. ^^
beijos.