quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Crítica: Água para Elefantes (Livro e Filme)

De início, não fiquei com vontade de assistir Água para Elefantes e nem de ler o livro. A antipatia que senti ao ver Robert Pattinson fazendo par romântico com Reese Witherspoon superou qualquer história que fosse legal. Mas de qualquer maneira, acabei lendo o livro e qual a supresa? Era realmente bom. Mas vamos aos comentários:


O Livro de Sara Gruen

A capa do livro que eu li é a mesma do filme, da editora Arqueiro, e ( embora eu não goste de ver capas de filmes em livros) devo dizer que é muito linda e inspira uma boa leitura. O livro mostra a vida de Jacob Jankowski, um senhor de 93 anos que mora em um asilo. Com o que acontece na instituição, ele relembra a trajetória de sua vida, ao perder os pais, ficar sem moradia pelas dificuldas financeiras, largar a faculdade de veterinária e pular para dentro de um trem do circo dos Irmãos Benzini. A descrição da autora é minuciosa e ficamos sabendo como funcionavam os circos nos anos 30, até detalhes sobre separação entre artistas e trabalhadores até mesmo o fato que havia uma tenda para dançarinas que se prostituíam a quem pagasse mais. Mas assim é a vida do circo e Jacob acaba se tornando veterinário do lugar. Assim, ele conhece Marlena, a domadora de cavalos e esposa de August, um dos homens mais poderosos (e perigosos) do lugar. E o mais fofo é Rosie, a elefanta (ou elefoa, as opiniões meio que divergem sobre isso) que não obedece ninguém, mas é incrivelmente carismática, que conquista o coração de Jacob e Marlena.
O bom do livro é que não só um romance, mas a história de uma vida, contada através das memórias de um idoso que sofre pelas restrições da idade e o tratamento insosso do asilo.O final é inesperado e fica a critério do leitor gostar ou não. Posso dizer que gostei,

O filme

O longa-metragem começa pelo final do livro, o que dá um bom efeito narrativo para a linguagem cinematográfica, embora a vida e as reflexões do asilo se percam nessa escolha. Robert Pattinson apenas cumpre a função de pelo menos parecer o personagem, não tentando ir muito além disso. A personagem Marlena é modificada para o filme parecer "romance entre mulher casada e experiente com rapaz ainda ingênuo", com a própria contratação de Reese Witherspoon( Que na minha opinião, está ótima) que é mais velha que Pattinson.Enquanto no livro, Marlena é de origem rica e mais nova que Jacob, apesar de ser casada, no filme ela é orfã, que casa com August como uma tábua de salvação e adora a vida do espetáculo. Acho que no geral o filme é bom, mas pelo livro, poderia ter sido uma obra-prima se caísse nas mãos de outro diretor. Os destaques vão para Rosie, é claro, uma verdadeira acrobata em cena, mesmo sendo um elefante enorme e Christoph Waltz, que fez de August mais um de seus vilões fascinantes( É só lembrar de Bastardos Inglórios).

No final das contas
: O livro superou o filme. Eu recomendo ler o livro antes, porque ao assistir o filme a pessoa pode pensar que o livro não fará muita diferença, mas faz, viu?

0 comentários: