sexta-feira, 16 de julho de 2010

Fones de ouvido à prova de adolescentes histéricas!


Quem me conhece sabe que eu sou fã de cinema e adoro livros...e tenho uma quedinha pelo gênero vampiro (Favor não me confundir com os emos ou os jogadores de RPG!). Então muita gente deve pensar: poxa, então você deve ser fã do Crepúsculo, não é?A lógica perfeita...
Mas não neste caso.
E sabe o que acho que me impede de gostar muito da saga(Isto é, além do estilo não muito bem escrito da autora, do melodrama e a ausência de personagens complexos)?Os fãs.
Os fãs da série que me perdoem, mas é a mais pura verdade.
Para quem curte livros e também livros de vampiros, ver aquela horda de meninas lotar uma livraria ou um cinema por causa de um best-seller do momento e porque o vampiro em questão foge totalmente do estereótipo do vampiro é meio frustrante.
Sem falar no que se deriva do livro. Alguém já viu a bizarrice da nova capa do livro O morro dos ventos uivantes? "O livro favorito de Edward e Bella".
Quando vi isso na livraria senti um aperto fortíssimo no coração.
O livro em questão é um dos maiores clássicos da literatura, escrito por Emily Brontë e repleto de amores verdadeiramente turbulentos e personagens complexos.Agora ele é simplesmente um anexo do fenômeno adolescente do momento.
Sinceramente, em que mundo vivemos?
Muuuito pior são aqueles que tentam comparar Shakespeare (Sim, o Shakespeare!) com Stephenie Meyer, por causa da citação de Romeu e Julieta no primeiro livro.
Olha, ninguém é obrigado a gostar de literatura e gosto não se discute, mas qualidade sim!
Seria muito bom que quem lesse os livros de Meyer realmente partisse para as leituras que ela indica no texto e passasse a conhecer os grandes nomes literários, ao invés de ficar limitado ao mundo dos best-sellers.
Mas não se engane, eu assisti os dois primeiros filmes e li os dois primeiros livros e posso dizer que é uma leitura até divertida, se lida sem compromisso ou grandes expectativas.E até pretendo assistir Eclipse, por ser um romance agradável de assistir.Mas sinceramente,o meu desabafo é por causa da histeria das fãs e o pior é que o livro (Nem o filme) merecem taaanta atenção assim!

2 comentários:

Camiℓa Marceℓo disse...

Não sabia dessa do "O morro dos ventos uivantes". E qual é o tipo certo de vampiro? É muito relativo, apesar de eu também achar estranho o vampiro do filme brilhar quando exposto ao sol.

Mikaela Brasil disse...

Ah, o tipo meio mau, que suga sangue de PESSOAS e morre ao sol.Mais ou menos assim...:D